top of page

Custódia

Nossos projetos incluem muitos stakeholders, cada um com suas próprias circunstâncias, necessidades em torno de proteção de dados e obrigações legais no que tange a manipulação e compartilhamento de informações clínicas. Estes stakeholders incluem pacientes, cuidadores e familiares; prestadores de serviços médicos (profissionais de saúde, clínicas e hospitais); pagadores (incluindo operadoras de planos de saúde e governo); indústria farmacêutica, de biotecnologia, software e equipamentos médicos; associação de pacientes; imprensa, dentre tantos outros.

Em nossos projetos, o Medicinia assume o papel de custodeador de dados clínicos. Além de aplicar melhores práticas em segurança da informação, nós também garantimos que os dados de cada projeto estão seguros pelas devidas proteções legais. Tão importante quanto poteções legais e segurança da informação, o Medicinia garante a aplicação das regras de compartilhamento de informação pré-acordadas diretamente entre todas as partes envolvidas em cada projeto.

  • Como a custódia funciona?
    Uma comparação simples com o sistema de custódia de informações é o sistema de escrow. Em alguns países, em situações de compra e venda de bens de alto valor (por exemplo, compra e venda de imóveis), uma agência de custódia ("escrow") coleta o dinheiro dos pagamentos feitos pelo comprador e mantém a custódia e a distribuição do dinheiro conforme as regras previamente acertadas pelas partes. Às medida que as obrigações contratuais vão sendo cumpridas, o dinheiro vai sendo distribuído para o vendedor, o corretor de vendas, o corretor de compras, o inspetor, o cartório de registro de imóveis, seguradoras de diversos tipos, o banco que fornecerá o financiamento e diversos outros stakeholders. Da mesma forma, o Medicinia garante que as informações clínicas dos pacientes serão acessíveis apenas da forma pré-acordada em contrato entre todos os stakeholders participantes do projeto, incluindo o paciente, que é o originatário e proprietário maior de todos os dados clínicos.
  • Quem paga pelo serviço do Medicinia? A parte pagadora tem algum acesso especial aos dados?
    O Medicinia pode ser remunerado por um ou diversos participantes de cada projeto. Indendente de quem paga pelos serviços do Medicinia, a parte pagadora não usufrui de nenhum benefício especial no que tange à coleta e aceso aos dados. O compromisso contratual do Medicinia é de seguir e garantir a execução de todas as regras contratuais estabelecidas entre as partes, independentemente de qual parte ou partes estão financiando o projeto.
  • Cada parte consegue saber o que cada outra parte está acessando ou enxergando?
    Sim, o Medicinia disponibiliza a todas a partes um "book", que é um conjunto de imagens e simulações das telas do sistema que representam os detalhes de acesso e visualização que cada participante do projeto tem de cada uma das telas da plataforma que trafeguem informações clínicas.
bottom of page